NOSSA FILOSOFIA: Proporcionar ao educando uma educação básica que o faça crescer intelectual e pessoalmente para o exercício de uma cidadania crítica em que o educando tenha uma visão global da realidade que o circunda, atuando conscientemente na sociedade.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
terça-feira, 16 de agosto de 2011
VII
Qual a Sua Cor?
Trabalhei o conteúdo sobre a miscigenação racial no Brasil, os alunos debateram questionaram, perguntaram sobre os casamentos entre raças diferentes da época se eram aceitos ou não.
Em seguida perguntei a cada um qual era a sua cor?
Os de cor escura me responderam que eram morenos.
Eu disse pra eles que eu era preta, eles me questionaram e se recusavam a aceitar que eu era preta, dizia que eu era morena.
Penso que a maioria dos alunos não sabe o que é ser negro, expliquei a eles que temos que observar a nossa a árvore genealógica, e sermos honestos com nos mesmos, não somos menos gente por sermos negros. Alguns alunos de cor clara até disse que gostaria de ter a minha cor, porque acha bonita pessoa de pele escura e cabelos enrolados
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
VII – Atividade do Curso de Relações Raciais- Escola Municipal Vila Nova – Água Boa - MT
VII – Atividade do Curso de Relações Raciais- Escola Municipal Vila Nova – Água Boa - MT
Profª Mª Celeste Mota Franco
Primeiro: dividiu os alunos em grupos de 3 ou 4 alunos. Após desenhar e escrever sobre as pessoas que chamam sua atenção, em relação a cor da pele, do cabelo, forma de falar ou melhor sua linguagem (idioma) e atitude.
Segundo: A escrita. Observar entre os colegas de sala e do grupo que faz parte, fora da escola, na família, até mesmo no cidade, sua cor... Uns discutiam por causa da cor, outros devido alguém na família ou amigos dos pais e daí por diante. Mas no final ficou tudo esclarecido. (O problema para alguns era a cor para outros não.
A atividade chama atenção dos alunos
3º Os alunos ficaram empolgados. Alguns não queriam a cor que cada um tem, outros ficaram tranqüilos e felizes por falar sobre as pessoas de diversas cores e raças, principalmente o índio e o negro.
Alguns conceitos fazem parte do nosso dia-a-dia e passamos a considerá-los como verdade. O discurso de que não existe racismo no Brasil é propagado, mas, a partir da Lei Federal, ficou engolido meio a força.
As Políticas Públicas e a Desigualdade Racial do Brasil ainda´são muito marcadas, forte.
As diferenças existem entre todos os povos do mundo e são as mais diversas possíveis, mas, não podemos hierarquizar e falar que uns são melhores que os outros. Quando retiramos os aspectos culturais , históricos e econômicos e limitamos apenas a aspectos biológicos, retiramos toda a capacidade intelectual e humana do ser.
O nosso problema , como você sabe, é que as nossas diferenças aqui no Brasil tem gerado ao longo do tempo, desigualdades econômicas e sociais.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Juliana Arens - Módulo VII
REFLEXÃO – ATIVIDADE VII
Depois de uma rica discussão em sala sobre as diferenças de cor entre as pessoas de nossa região, sociedade, bairro, escola e sala de aula os alunos puderam expor o que sentem em relação a sua raça e sua cor. De fato, como eu esperava, a grande maioria aceita ser do jeito que é. Eles colocaram que às vezes ainda sofrem discriminação nas ruas, comércios, mas que essa prática está se extinguindo e que a cada dia eles tem se deparado menos com situações como essa. Eles relataram também gostar de sua cor e sentem-se felizes por serem assim. Foi uma aula atrativa e boa onde com certeza pudemos nos conhecer melhor e entender melhor um ao outro. O trabalho foi realizado com alunos de 8ª série com exposição oral do que acreditam e pensam a respeito das diferenças raciais e como esperam que seja a nossa sociedade no futuro em relação a esta questão. Como o racismo já está sendo eliminado, acreditamos que num breve futuro podemos conviver mais harmoniosamente uns com os outros para termos uma sociedade mais justa.
Assinar:
Postagens (Atom)